THIAGO TOES

A produção de Thiago Toes é híbrida entre diferentes manifestações, entre elas a pintura, escultura e o site specific, orientando o espectador para um espaço sensorial que nos faz refletir sobre nossa presença e passagem pelo universo. Segundo a jornalista Mariana Melleu, “seu trabalho nos leva às sensações mais necessárias, ao mesmo tempo em que se propõe a observar e repensar nosso lugar no espaço.”

Em suas produções mais recentes, investiga a partir de seus olhos poéticos, as estrelas e constelações, as dimensões alternativas, os fenômenos físicos e ópticos, empregando elementos alheios a essa terreno – balaclavas, máscaras e bonés – Elementos esses ligados à sua história com o grafitti. Ao passo que constrói sua obra, origens e nascimentos muito lhe interessam, fazendo-o crescer como artista nesse tempo espaço. Esse tempo nos mostra a multiplicidade de sentidos, cores e espectros desse mundo criado por Toes.  









“Toes vem, nos últimos anos, desenvolvendo um vocabulário próprio em pinturas, esculturas e instalações, sempre ligado à esfera cósmica, astronômica (e, também, astrológica), já de maneira independente à linguagem do graffiti, onde ele se iniciou. Sua produção recente investiga com olhos poéticos, e não científicos, as estrelas e constelações, as dimensões alternativas, fenômenos físicos e óticos, empregando elementos alheios a esse terreno – balaclavas, máscaras, bonés, objetos ligados à sua história com a arte de rua.Nascimentos e origens parecem interessar muito a Toes, como se ele estivesse construindo o seu próprio nascimento ou origem como artista.”

Julia Lima
Texto curatorial para a exposição "O universo era um oceano vazio", OMA Galeria, São Paulo, 2017.



“Thiago Toes se contrapõe a tal perspectiva e vem, ao longo dos últimos anos, investigando a dimensão ficcional do objeto artístico. Em suas pinturas convivem signos mitológicos - vindos de cosmogonias diversas e que procuram explicar a origem do planeta e do ser humano - com elementos urbanos e místicos. Ao justapor essas distintas imagens, ele suspende o que chamamos anteriormente neste texto de significado apriorístico e cria um espaço entre o as dimensões históricas e místicas e a potência de sentido contidas nas imagens.

Em uma exploração formal, combinada a procedimentos de apagamento e de realce, somos convidados a um jogo: em alguns alguns momentos, há algo velado nas pinturas e elementos que temos diante de nós, em outros, a superfície da tela guarda somente a memória do gesto artístico e sensação cromática nos preenche. A linearidade do tempo e da experiência visual não interessam a Toes.“

Ana Roman
Texto curatorial para a exposição "Toda Sorte", Casa do Olhar Luiz Sacilotto, Santo André, 2022.


Na ficção não linear que Toes cria para si através das pinturas, o tempo e o espaço são entendidos de maneira estendida e, como em um campo livre para experimentação, é ele, o próprio autor, que passa a aparecer na narrativa, como se fosse uma espécie de testemunha ocular da História. Não só isso, o artista usa suas pinturas como uma espécie de repositório de memórias, por vezes apresentando elementos que habitam seu imaginário há anos, ou trazendo cenas vividas na infância que retornam, agora, recontextualizadas.

Thierry Freitas
Texto curatorial para a exposição "Na fissura do tempo", Centro Cultural Correios, SP, 2021.



Thiago Toes' production is a hybrid between different manifestations, including painting, sculpture and site specific, guiding the viewer to a sensorial space that makes us reflect on our presence and passage through the universe. According to journalist Mariana Melleu, “his work takes us to the most necessary sensations, at the same time that it proposes to observe and rethink our place in space.” In his most recent productions, he investigates, from his poetic eyes, the stars and constellations, alternative dimensions, physical and optical phenomena, using elements foreign to this terrain – balaclavas, masks and caps – elements linked to his history with the graffiti. As he builds his work, origins and births interest him greatly, making him grow as an artist in this time and space. This time shows us the multiplicity of senses, colors and spectrums of this world created by Toes.


Exposições atuais e futuras

Título a definir
| setembro/24 | Centro Cultural Correios | Rio de Janeiro - Brasil


Materiais on-line
Revista Veja São Paulo: Tarô mitológico inspira “Na Fissura do Tempo”
Revista Casa e Jardim




INFO     ARTISTAS      EXPO    FEIRAS     CONTATO      EN