PAULO DU'SANCTUS  
Paulo du’Sanctus (1982, Jundiaí - SP, radicado em São Paulo) é artista e trabalha principalmente com a pintura sobre diferentes suportes. A sua pesquisa/produção se concentra em temas relacionados a racialidade, uma homenagem às suas origens. O artista é formado em jornalismo e tem a pesquisa, apuração e os dados como base para o desenvolvimento de suas séries, que nascem da indignação com as questões histórico-sociais-culturais brasileiras. Suas obras contam e recontam a História e registram o presente em forma de arte.

O artista é sócio fundador do Ateliê Casarão no bairro do Ipiranga e tem obras nos acervos de instituições como o Museu do Ipiranga e o Museu da Diversidade Sexual.


TEXTOS
download
WEBSITE
-
PORTFÓLIO
download





"Consciente de estatísticas sociais, Paulo exprime uma racionalidade sensível na qual defende a presença basilar de Santa Anastácia, Cartola, Lia de Itamaracá, Emanoel Araújo, Castro Alves, Luís Gama, Carolina Maria de Jesus e muitas outras personalidades da antropologia cultural brasileira. Enquanto sua geração afirma a liberdade como se não houvesse um passado pioneiro, ele resgata a ação libertaria na arte brasileira. Inevitável sua aproximação com a obra de Adriana Varejão, especialmente o início do caminho da artista, ambos retomam o pintor Pedro Américo e o Tiradentes esquartejado, pactuando em comum a reconstrução da história do Brasil sem a hegemonia colonialista na pintura.

Mas algo lhe difere no seu rastro-caminho anímico de Rio do Pires, Ibiajara, Paramirim e Santa Maria do Ouro que ocultou a Descoberta do ouro no sul da Bahia, no século XVIII. Paulo du’Sanctus recorre a sua ancestralidade africana e arranca da sua própria pele os azulejos que, uma vez tirados do seu corpo e de todo o seu logus geográfico, revelam a rica identidade de um artista que ao desvelar a si próprio denúncia a perversa e continua recoberta da alma e da cultura de povoados que, como Santa Maria do Ouro, encobriram o fenômeno de uma institucionalização que suprime e apaga a história de gerações no tempo."

Saulo di Tarso


 



Paulo du'Sanctus  (1982, Jundiaí - SP, radicado em São Paulo) é artista e trabalha principalmente com a pintura sobre diferentes suportes. A sua pesquisa/produção se concentra em temas relacionados a racialidade, uma homenagem às suas origens. O artista é formado em jornalismo e tem a pesquisa, apuração e os dados como base para o desenvolvimento de suas séries, que nascem da indignação com as questões histórico-sociais-culturais brasileiras. Suas obras contam e recontam a História e registram o presente em forma de arte.


INFO     ARTISTAS      EXPO    FEIRAS     CONTATO      EN