FERNANDO VELÁZQUEZ

Fernando Velázquez é artista, curador e professor. Investiga os dispositivos técnicos enquanto agentes mediadores da percepção e na sua relação estruturante dos paradigmas vigentes, particularmente o tecnosolucionismo, o antropoceno e os estudos decoloniais. Seu trabalho inclui instalações, objetos, vídeos, performances audiovisuais e imagens criadas com recursos algorítmicos que buscam envolver o espectador em narrativas paradoxais, hiperbólicas e ritualísticas. Possui mestrado em Moda, Arte e Cultura pela Senac-SP e tem diplomas em Vídeo e Tecnologias On e Off-line (Mecad-BCN) e Gestão Cultural Contemporânea (Itaú Cultural/Singularidades). Recebeu diversos prêmios, incluindo o Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia (Brasil, 2009), o Fundo para a Cultura (Uruguai, 2019) e o Prêmio Vida Artificial (Espanha, 2008). Expôs seu trabalho em instiuições como Centre Pompidou (França), Cantor Arts Center, Universidade Stanford (EUA) e Itaú Cultural (Brasil). Participou da Bienal do Mercosul (Brasil) e da WRO Bienal (Polônia) e fez residência no IRCAM/Pompidou e MC 93 (Paris) dentre outros. Ministrou palestras, oficinas e conferências em instituições como a Universidade de Stony Brook (NY, EUA), a Queen's University (Kingston, Canadá) e a Universidade da Flórida (Gainesville, FL). De 2015 a 2018, ele atuou como curador e diretor artístico do Red Bull Station em São Paulo.
























“A pesquisa e produção artística de Fernando Velázquez é muito difundida no campo da visualidade digital e inteligência artificial há quase duas décadas. Conhecido pelas superfícies de imagens em movimento com grande apelo estético tecnológico, suas obras no entanto resultam de investigações críticas, interdisciplinares e transculturais. Velázquez estudou arquitetura, música, e belas artes no Uruguai, mas obteve graduação em Design de Multimídia ao migrar para o Brasil. Professor, curador e ensaísta, o conjunto da sua produção reflete um corpo de pensamento diverso pautado numa visão crítica da tecnologia e do capitalismo, e no conhecimento das culturas ancestrais, entre outros.”

Daniela Labra
Texto para o projeto Iceberg Antropobsceno, 2022.



“Fernando Velázquez, uruguaio de nascimento, brasileiro de adopção, é um dos artistas latinoamericanos com mais possibilidades de projecção no cenário internacional na actualidade. Os últimos dez anos da sua trajectória revelam a sua sólida formação no mundo artístico e tecnológico. “

Maria Maneiro
Revista Dardo N25, Santiago de Compostela, Espanha, 2014.


Pesquisador de mão cheia de linguagens – artísticas e de programação –, recentemente colocou um drone (objeto voador não tripulado) para captar imagens para sua instalação Reconhecimento de Padrões, apresentada no Museu de Arte Moderna de Goiânia, em 2014. As imagens são acionadas sempre que um visitante se aproxima por meio de um sistema de reconhecimento de regiões (blob detection). Em síntese, olhos maquínicos, sistemas vigilantes, transformados em lentes de aumento poéticas. Nas palavras de Lucas Bambozzi no texto crítico do catálogo:

Ver – e entender – agora está cada vez mais relegado ao dispositivo. Mas a inclusão do tempo, seja nas imagens mentais, seja nas criadas tecnicamente pelo homem, demanda esforços de memorização da sua sequência. Agora a imagem também me percebe. Ela se altera e se ressignifica em sua superfície, em sua temporalidade. A nós nos cabe fruir.

Giselle Beiguelman
Revista Select, 2014



Fernando Velázquez is an artist, curator and teacher. It investigates technical devices as mediating agents of perception and in their structuring relationship with current paradigms, particularly techno-solutionism, the Anthropocene and decolonial studies. His work includes installations, objects, videos, audiovisual performances and images created with algorithmic resources that seek to involve the viewer in paradoxical, hyperbolic and ritualistic narratives. She holds a master's degree in Fashion, Art and Culture from Senac-SP and has diplomas in On and Off-line Video and Technologies (Mecad-BCN) and Contemporary Cultural Management (Itaú Cultural/Singularidades). He has received several awards, including the Sergio Motta Art and Technology Award (Brazil, 2009), the Fundo para a Cultura (Uruguay, 2019) and the Vida Artificial Award (Spain, 2008). He exhibited his work in institutions such as Center Pompidou (France), Cantor Arts Center, Stanford University (USA) and Itaú Cultural (Brazil). He participated in the Bienal do Mercosul (Brazil) and the WRO Bienal (Poland) and did residency at IRCAM/Pompidou and MC 93 (Paris) among others. He has given lectures, workshops and conferences at institutions such as Stony Brook University (NY, USA), Queen's University (Kingston, Canada) and the University of Florida (Gainesville, FL). From 2015 to 2018, he served as curator and artistic director of Red Bull Station in São Paulo.


Exposições atuais e futuras

Out of this world
| 11-24/09 | Bienal de dança de Lyon | collaboration with Qudus Onikeku | Lyon - France
Festival das luzes | setembro | Exposição Coletiva | Espaço Púlbico | Canela-RS | curadoria: Daniela Bousso
Realidades | 22-07 | Exposição Coletiva | MAM | São Paulo - Brasil | curadoria: Marcus Bastos e Cauê Alves
África: Diálogos com o Contemporâneo | 15-06 | Exposição Coletiva | MON | Curitiba-PR, Brasil | curadoria: Paula Braga e Renato Araújo
Out of this world | 8-11/06 | Instalação/performance | collaboration with Qudus Onikeku | Centre Pompidou | Paris - France
Ano-Luz | 13/05 - 25/06 | Exposição Coletiva | Oi Futuro | Rio de Janeiro - Brasil | curadoria: Paula Perisinotto e Ricardo Barreto
Abstracción en Movimento | 01/04 - 20/11 | Exposição Coletiva | Maca - Museo de Arte Contemporânea Atchugarry | Manantiales-Uruguay | curadoria: Martín Craciún
Narrativas e ficcções: outras histórias, perspectivas do decolonial | 01/04  | Lançamento do Club do Colecionador do MAM-RS | Sp Arte | São Paulo - Brasil | curadoria: Daniela Bousso


Materiais on-line
Enciclopédia Itaú Cultural
Revista UDESC
Revista Select
Festival Lugar in-comum
rede alt/AV
Archdaily
ArtNext:Arte e projeções interativas
Arte1: arte na tecnologia
Bienal Emoção art.ficial, Itaú Cultural
Reinos: a/v performance, ItaúCultural
Factors 8.0, festival de arte, ciência e tecnologia
Conexão Latino-Americana: Cine UEM convida Fernando Velázquez
Academia de Curadoria Rastilho
Encruzilhada: Kiko Dinucci e Fernando Velázquez Farol Santander
Conversas sobre curadoria: UFES
FILE: Supercreativity
Vototalks: Arte e Transdisciplinariedade
Museu do Amanhã: Arte do amanhã




INFO     ARTISTAS      EXPO    FEIRAS     NEWS     CONTATO      EN