FERNANDA FIGUEIREDO

Baseada em Berlim, na Alemanha, a artista trabalha principalmente com pinturas, investigando como se deu a formação da identidade nacional brasileira. Fernanda estuda como, no século XX, os artistas modernistas brasileiros olharam para o Modernismo Europeu como um símbolo de progresso, tomando-o como referência para formar uma nova identidade cultural de um Brasil que deveria ser mais desenvolvido e feliz. Esse projeto é confrontado pela artista com o contexto político atual, sob o fenômeno da extrema-direita que ganhou força nos últimos tempos. Participou de salões como o SARP em Ribeirão Preto e o Salão de Abril em Fortaleza; expôs em instituições como o MAM — Rio de Janeiro e MAM — Bahia; Kunsthaus Kannen em Münster; Galerie im Körnerpark e Kunstquartier Bethanien em Berlim; e em galerias comerciais como A Gentil Carioca no Rio de Janeiro. Recebeu diversos prêmios, entre eles Rede Nacional FUNARTE de Artes Visuais, Goldrausch Künstlerinnenprojekt Stipendium do Berliner Senat, e Jakob und Emma Windler Stiftung para uma residência artística na Suíça em 2021.









Ao discutir a iconificação de trabalhos de diferentes nomes da época, Figueiredo também faz de suas telas um mergulho na história da arte brasileira – há que buscar tais referências para reconhecê-las na produção. Essas alusões aparecem desconstruídas, multiplicadas, recompostas e muitas vezes envoltas na natureza exuberante que ela recria e que nos remete ao Brasil, fazendo menção, inclusive, ao emblemático paisagismo de Burle Marx."

Ana Carolina Ralston

Fernanda Figueiredo
Limeira, São Paulo, 1978. Vive em Berlin.

Fernanda Figueiredo estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie e Artes Visuais na Fundação Armando Alvares Penteado em São Paulo. Participou de salões como o SARP em Ribeirão Preto e o Salão de Abril em Fortaleza; expôs em instituições como o MAM — Rio de Janeiro e MAM — Bahia; Kunsthaus Kannen em Münster; Galerie im Körnerpark e Kunstquartier Bethanien em Berlim; e em galerias comerciais como A Gentil Carioca no Rio de Janeiro. Recebeu diversos prêmios, entre eles Rede Nacional FUNARTE de Artes Visuais, Goldrausch Künstlerinnenprojekt Stipendium do Berliner Senat, e Jakob und Emma Windler Stiftung para uma residência artística na Suíça em 2021. Em 2022, a artista participa da 4ª Bienal de Arte Industrial da Croácia. Possui obras em coleções particulares, no Museu São Pedro em Itu e na coleção do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Exposições atuais e futuras

02/06 - 01/07 - País do Futuro – Individual OMA Galeria

13/05 - 30/06 - 4ª Bienal de Arte Industrial - Croácia

INFO     ARTISTAS      EXPO    FEIRAS     CONTATO      EN